9 tendências de tecnologia para os próximos cinco anos
Tecnologias verdes estão entre os destaques do levantamento O Futuro do Trabalho, realizado pelo Fórum Econômico Mundial (WEF) em parceria com a Fundação Dom Cabral (FDC), que mostra 10 tendências para os próximos cinco anos.
Para 80,6% das empresas respondentes a implementação de práticas ESG é uma tendência em ascensão nos próximos anos, enquanto investimentos que promovam a transição verde e medidas de mitigação dos efeitos das mudanças climáticas estão entres os fatores com maiores probabilidades de serem implementados pelas empresas nos próximos cinco anos para 69,1% e 65,1%, respectivamente.
De acordo com a mesma pesquisa do WEF, essas novas tecnologias afetam diretamente o mercado de trabalho. A expectativa é de crescimento dos chamados “empregos verdes” em todos os setores, com impacto de aproximadamente 3,5% de crescimento adicional do PIB globalmente e criação de 9 milhões de novos postos de trabalho anualmente. Apenas a energia limpa e tecnologias de baixa emissão são capazes de gerar 30 milhões de empregos até 2030. Entre as principais profissões emergentes, o cargo de Especialista em Sustentabilidade surge na segunda colocação do ranking, atrás apenas de Especialista em Big Data.
Além das tecnologias verdes, outras integram a lista das principais tendências tecnológicas mais prováveis de serem adotadas no período 2023-2027.
Conheça 10 tecnologias promissoras até 2027
1. Aplicativos e plataformas digitais
As plataformas e aplicativos digitais serão implementados por cerca de 88% das empresas, principalmente devido à digitalização do comércio e automação de serviços, o que pode contribuir para o declínio de certas profissões, como caixas e cobradores.
2. Tecnologias educacionais e de desenvolvimento da força de trabalho
Adotar uma postura aberta ao conhecimento e não se limitar ao aprendizado em ambientes formais é uma das habilidades profissionais que mais devem ser exigidas nos próximos anos, também chamada de aprendizagem ao longo da vida. A qualificação e requalificação são cruciais e as tecnologias que apoiam esse processo vão ser implementadas por 81% das empresas respondentes da pesquisa. Aplicativos de realidade aumentada e Learning Analytics são algumas das ferramentas na área.
3. Blockchain
É uma tecnologia de registro de dados que é segura e transparente. Ela está sendo usada para criar novas aplicações financeiras, como criptomoedas e contratos inteligentes.
4. Internet das coisas e aparelhos conectados
A Internet das coisas consiste na interligação de dispositivos, capazes de trocar informações entre si. A possibilidade de integração com outras áreas, como ciência dos dados e inteligência artifical, potencializa o uso dessa ferramenta. O especialista na área é uma das profissões com tendência de alta nos próximos anos.
5. Computação em nuvem
A nuvem refere-se a servidores e softwares conectados à web que os usuários podem acessar e usar pela internet. Como resultado, você não precisa se hospedar e gerenciar seu próprio hardware e software. Isso também significa que você pode acessar esses sistemas em qualquer lugar que tenha acesso à Internet. O saldo dessa tecnologia é positivo na geração de novas vagas, ou seja, cria mais novas vagas do que elimina.
6. Segurança cibernética
Os governos e o setor privado precisam proteger sua infraestrutura digital contra-ataques cibernéticos se quiserem continuar na corrida por economias digitalmente competitivas. A profissão de analista de segurança da informação ocupa o 4º lugar do ranking de profissões com mais novos postos de trabalho gerados para os próximos cinco anos.
7. E-commerce e comércio eletrônico
O e-commerce é provável de ser adotado por 78% das empresas. A implementação dessa tecnologia já vem ganhando espaço há anos, e a tendência é de crescer ainda mais. Com isso, a profissão de vendedor de porta em porta é uma das que devem desaparecer nos próximos anos.
8. Tecnologias de gestão ambiental
A implementação de políticas voltadas às práticas ESG vai demandar novas tecnologias próprias, especialmente voltadas para a esfera ambiental. Especialistas em Sustentabilidade e Meio Ambiente devem crescer em torno de 33% e 34% respectivamente, o que representa a geração de 1 milhão de empregos.
9. Tecnologia de mitigação das mudanças climáticas
A transição energética e outras mudanças em prol de um mundo mais sustentável vão impulsionar a geração de novos empregos na área. As novas tecnologias de mitigação das mudanças climáticas poderão ser vistas nos campos e nas cidades e os investimentos nesse setor promoverão diversas novas oportunidades de trabalho, perdendo apenas para Big Analytics na geração de empregos.
Fonte: Forbes
Continue acompanhando meu portal para mais análises e dicas sobre como navegar no cenário econômico atual e garantir o sucesso do seu negócio, independentemente dos desafios globais!