Como a inteligência emocional impacta o sucesso do empreendedor
As questões que envolvem o fracasso ou o sucesso de um empreendimento não são apenas analíticas e racionais, mas também envolvem aspectos emocionais voltados às relações sociais. Muitos pensam que eles pouco influenciam, por se encontrarem na esfera dos sentimentos e emoções, mas saiba que causam um enorme estrago na capacidade de tomar decisões se a gestão das emoções não for bem conduzida. Daí a importância de tratar com muito carinho a Inteligência Emocional (IE) relacionada ao empreendedorismo.
A Psicologia descreve a IE como a capacidade de reconhecer os próprios sentimentos e os dos outros, bem como a capacidade de lidar com eles, estando relacionada a habilidades de automotivação e resiliência. A IE proporciona o chamado equilíbrio emocional, em que as emoções são canalizadas para o amadurecimento das relações e da convergência para lidar com situações de forma mais apropriada, possibilitando o controle dos impulsos. Desse modo, as emoções podem trabalhar a favor do empreendedor, melhorando seus resultados e o crescimento dos negócios.
É claro que, ao iniciar um novo empreendimento, é normal sentir ansiedade, medo e insegurança. Mas quando as emoções são bem direcionadas, esses sentimentos não paralisam o empreendedor, pelo contrário, podem motivá-lo a buscar conhecimento e desenvolver habilidades que o levem a superar os desafios.
Por sinal, empreender exige uma atitude constante de tomar decisões, o que requer um alto grau de IE para lidar com os problemas que surgem pelo caminho. O empreendedorismo é um mundo competitivo e, muitas vezes, agressivo, por isso o equilíbrio emocional impacta diretamente a tomada de decisões mais assertivas e passa pelo desenvolvimento de algumas habilidades, como:
- Autoconsciência: é preciso ter consciência de si mesmo, entendendo seus sentimentos e por que eles surgem. Para isso, aprenda a ouvir os próprios sentimentos e a lidar com as decepções, frustrações, ira e tristeza, exercitando o autoconhecimento.
- Empatia: habilidade de compreender o que os outros sentem, desenvolvendo sentimentos de solidariedade e compaixão. Isso requer o respeito às diferenças e a tentativa constante de compreender a perspectiva do outro.
- Autorregulamentação: não basta conhecer suas emoções e as dos outros, é preciso saber quando expressá-las e quando contê-las.
- Habilidades sociais: capacidade de interação, liderança, cooperação, trabalho em equipe, negociação, bem como de solucionar divergências e remediar danos emocionais. Leia e interprete influências sociais.
- Motivação: entusiasmo, paixão, luta e desejo transformados em ação para conquistar.
Além disso, aprenda a entender as reações dos outros ao seu comportamento (busque feedbacks). Para ser mais assertivo, desenvolva a aptidão de se questionar e ter um diálogo interno consigo mesmo. Lembre-se: cuidar das emoções é também cuidar do seu sucesso como empreendedor.
Fonte: Sebrae
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