Como implementar uma cultura organizacional?
22/04/2024

Como implementar uma cultura organizacional?

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Toda empresa visa o sucesso. Manter a produtividade, estar forte e bem embasada são pontos de partida para isso. Mas no mercado moderno, outro ponto vem se tornando essencial para o caminho até o topo: a cultura organizacional. Trata-se de uma nova preocupação sobre os costumes, valores e crenças; parâmetros que sustentam o negócio e são base para alcançar os objetivos.

 

É como uma impressão digital da marca. Ou seja, tem que ter um diferencial para obter reconhecimento externo. A cultura organizacional engloba regras, hábitos, sistemas, princípios éticos e hierarquias que influenciam diretamente na rotina dos colaboradores e no ambiente de trabalho.

 

O RH e a cultura organizacional

Nesse contexto, o setor de Recursos Humanos tem um papel fundamental junto ao negócio, que vai desde o recrutamento à disseminação dos conceitos no interior da empresa. Num processo seletivo, deve-se ter atenção à seleção de candidatos para que esses sejam sempre alinhados aos valores e objetivos do empregador. Este é o caminho para garantir uma parceria duradoura e com excelentes resultados.

 

Também cabe ao RH a formalização dessa cultura, que é moldada internamente no decorrer do tempo. A cultura interna é construída e, a partir daí, os funcionários se engajam, entram em sintonia e a sinergia se estabelece. Dessa forma, a cultura organizacional dissemina, fortalece e eleva o rendimento de todos.

 

Quando os objetivos individuais e coletivos estão alinhados a esta cultura, aumenta-se o desempenho e a motivação dos colaboradores. Cria-se uma relação contínua num ambiente de trabalho prazeroso e os resultados tendem a crescer.

 

Lembre-se: colaboradores desmotivados geram competitividade interna ruim, baixo rendimento e a tendência de que eles busquem oportunidades em outras instituições.

 

O caminho para criar uma cultura organizacional

Se você está abrindo uma empresa ou quer fortalecer a cultura interna para ampliar os negócios, é importante ficar atento a alguns fatores:

 

1)  Defina missão e valores e crie um significado

a partir daí você mostra a intenção de sua empresa. Pense em que forma gostaria que seu negócio fosse visto interna e externamente. Propague esses valores, pois serão os pilares para a construção e o desenvolvimento da cultura.

 

2)  Fique atento à imagem dos líderes

Gestores, CEO’s e profissionais que ocupam cargo de chefia servem de exemplo aos colaboradores. Se eles não seguem a cultura, é impossível cobrar isso da equipe. Além disso, a liderança é responsável por direcionar o time.

 

3)  Estabeleça regras e crie uma identidade

Itens do dia a dia como dress code, determinação de horário e de comunicação também influenciam diretamente na cultura da empresa.

 

4)  Crie rituais para fortalecer a cultura

Estabeleça formatos para reuniões, eventos comemorativos e corporativos.

 

5)  Dê feedbacks e faça pesquisa de clima organizacional

Fazer avaliações contínuas e ouvir o colaborador é essencial para o rendimento da empresa. As pesquisas demonstram preocupação com o time e mostram como o colaborador visualiza a cultura interna.

 

6)  Documente sua cultura organizacional

Crie um documento com as diretrizes da cultura da empresa, suas missões e valores e o código de ética, e faça com que todos tenham acesso.

 

A cultura organizacional para millennials

Para a nova geração, o sucesso não necessariamente está em uma carreira estável ou duradoura. O interesse principal está em um ambiente de trabalho que seja significativo, que possua valor, cultura e senso de comunidade. Sua visão, sem dúvida, influencia na mudança de conduta das empresas. Por isso, investir em uma cultura organizacional é de extrema importância, principalmente para esse público-alvo.

 

Criar uma cultura é criar processos e ser transparente com seus funcionários para alcançar os objetivos. Se você pretende implantar uma cultura organizacional forte, é imprescindível ficar atento às contratações e entender o que os seus funcionários pensam sobre a empresa. 

Fonte: Grupo Seres
 

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