Confira 7 investimentos para começar com apenas 100 reais
02/08/2024

Confira 7 investimentos para começar com apenas 100 reais

Compartilhar:

Você tem vontade de começar a investir mas acha que para isso é necessário ter muito dinheiro? Então precisamos te contar uma coisa: investimentos para começar com 100 reais existem e não são poucos. Na prática, há alternativas para todos os bolsos e gostos.

Ou seja, você não precisa ter grandes valores para começar no mercado financeiro, pois há várias opções acessíveis para quem tem pouco capital.

Quer saber quais são essas opções? Então continue a leitura deste texto para conferir os investimentos que cabem no seu bolso.

 

Investimentos para começar com 100 reais

 

1 – Poupança

A tradicional caderneta de poupança é um dos investimentos para começar com 100 reais. Nela, não existe um valor mínimo. Ou seja, com qualquer quantia é possível aplicar.

Mas não se engane: existem outras opções de investimentos para começar com 100 reais que são igualmente acessíveis, porém mais rentáveis.

2 – Tesouro Direto

Quem investe nos títulos públicos do Tesouro Direto está emprestando dinheiro para o Governo Federal. E o melhor é que qualquer pessoa física pode comprar um título público com um valor a partir de R$30.

Além disso, esse é um dos investimentos mais seguros que existem. Isso porque você está emprestando dinheiro para o governo e ele te devolve o valor com juros, que são os seus rendimentos.

3 – Fundos de Investimento

Essa pode ser uma boa opção para quem ainda não sabe qual é o melhor tipo de aplicação a ser feita. Isso porque nos Fundos de Investimento é possível adquirir cotas de um fundo administrado por um gesto

E o que isso significa? Que é esse gestor que decide o que comprar com o valor investido por você. Sendo assim, é esse profissional que fica responsável por aplicar o dinheiro em investimentos que trarão retornos para você. 

4 – CDB

CDB é a sigla para Certificado de Depósito Bancário. E ele funciona de forma parecida com o Tesouro Direto, mas a diferença é que nesse caso os títulos são emitidos pelas instituições financeiras que precisam de recursos.

Esses títulos são emitidos pelos bancos com o objetivo de buscar recursos para financiar as próprias atividades dessas instituições financeiras.

Sendo assim, você empresta seu dinheiro para os bancos, como forma de investimento, e eles te devolvem com juros no prazo do vencimento do título. 

5 – Ações

Quando você investe em ações, está comprando parte da empresa e, consequentemente, se torna sócio dela e tem direito sobre a instituição. E como você lucra com isso? Simples, você como sócio e investidor, passa a ter direito sobre os lucros da empresa que são divididos.

Mas atenção: aplicar em ações tem os seus riscos, como todo investimento. Porém, este é de renda variável, que pode trazer grandes lucros, mas ao mesmo tempo um alto risco de perda do investimento.

Isso porque os valores das ações podem ser influenciadas por diversos fatores, como a variação do dólar. 

6 – Fundos Imobiliários

Este investimento é considerado de renda variável e, como o próprio nome diz, é voltado para aplicações no mercado imobiliário. E antes de falarmos sobre ele, é importante deixar claro que esse não é um investimento para quem está começando.

Os Fundos Imobiliários, assim como os Fundos de Investimentos, são administrados por um gestor que decide qual é o melhor recurso para você. Vale lembrar que cada tipo de fundo tem os seus objetivos e regras.

7 – Ativos de Renda Fixa

Por fim, também é possível investir em ativos da chamada Renda Fixa, que são, em geral, aplicações indexadas à taxa de Certificado de Depósito Interbancário (CDI) e pagam percentuais relacionados a esse índice.

Além do Certificado de Depósito Bancário (CDB), já mencionado, também tem o Letras de Câmbio (LC).

Mas, para esses investimentos valerem a pena, é preciso que o rendimento seja de, pelo menos, 100% do CDI. E no caso de declaração de imposto de renda, é preciso calcular o valor da alíquota sobre a rentabilidade do investimento. 

Esses são investimentos que requerem um pouco mais de conhecimento. O investidor deve ficar atento às características de cada investimento, sua liquidez, rentabilidade e objetivos.

Além disso, alguns podem exigir um pouco mais do que 100 reais de aplicação inicial. Essa também é uma boa opção para quem ainda não tem uma reserva de emergência.

Fonte: FinanceOne

Quer descobrir mais sobre como posso ajudar você a alcançar seus objetivos? Entre em contato. Juntos, podemos trilhar o caminho para o sucesso!

Receba meus lançamentos e novidades em sua caixa de mensagens ou via WhatsApp.