Entenda a importância dos pilares para governança corporativa
26/06/2024

Entenda a importância dos pilares para governança corporativa

Compartilhar:

Quais são os pilares da governança corporativa?

Corporate governance ou governança corporativa é um apanhado de regras e diretrizes que mantém um padrão específico pelo qual as empresas são dirigidas. O conceito foi definido pelo IBGC (Instituto Brasileiro de Governança Corporativa) e estabelece alguns pilares que são os guias dessas práticas.

Os quatro pilares da governança corporativa são: transparência; equidade; prestação de contas ou accountability e a responsabilidade corporativa. Por meio destes pilares, a gestão de uma empresa pode ser facilitada por regras gerais que funcionam para todos os envolvidos.

Uma empresa deve ser capaz de apreender a pluralidade de seus funcionários e colaboradores, porém sem perder a centralidade e o objetivo. A governança corporativa é uma forma de deixar esse todo mais coeso, diminuindo conflitos e propondo soluções.

É importante pontuar que os pilares da governança corporativa são guias para todos os níveis hierárquicos dentro de uma empresa. Além disso, trata-se de um guia estruturado que previne e ajuda a remediar eventuais arestas que possam surgir no trato entre as partes envolvidas.


Como funcionam os pilares da governança corporativa?

Os pilares da governança corporativa são quatro e ajudam a demonstrar de forma mais eficiente quais são os princípios pelos quais a empresa é governada. É uma opção para deixar mais evidente a inspiração e as bases do negócio. Confira!


Transparência

O princípio da transparência é o mais comum a projetos que envolvem muitas partes interessadas. É a ideia de compartilhamento de informações, é manter as informações de cada etapa dos projetos acessíveis para os interessados. A transparência é um dos pilares essenciais da governança corporativa.  


Equidade

Este pilar assegura que todos os envolvidos no projeto estejam em um mesmo nível de igualdade no que concerne ao debate de idéias e oportunidades. A equidade é referida aqui como um espaço de oportunidades para todos os envolvidos, para os stakeholders, ou seja, aqueles que possuem um mesmo nível de interesses e possibilidades na empresa.


Prestação de contas

O nome indica a atribuição desse pilar da governança corporativa. Trata-se do processo de demonstrar aos interessados, sócios e demais participantes quaisquer resultados alcançados em determinado período. Não se trata apenas de resultados numéricos, mas também aqueles mais intangíveis como relacionamentos criados ou possibilidades previstas.


Responsabilidade corporativa

A empresa deve ser vista como um conjunto de relações criadas entre as partes envolvidas. Cada uma dessas partes é vital para a manutenção da ordem, sendo que cada uma das partes deve deter a responsabilidade corporativa e fazer todo o possível para não comprometer a qualidade e o desempenho da empresa.


Como colocar em prática os pilares da governança corporativa?

A aplicabilidade da governança corporativa funciona quando aplicada aos poucos. Uma vez que a ideia é modificar todo o sistema de gestão, é importante realizar essas mudanças de forma gradual permitindo que os colaboradores se acostumem com a ideia e a compreendam.

O primeiro passo é deixar bem claro qual é a hierarquia da empresa. Quando cada pessoa sabe quais são as suas atribuições, elas começam a agir de acordo com o espaço que necessitam ocupar para o bom desempenho da empresa. Dentro dessas hierarquias necessárias são aplicados os pilares da governança corporativa.

Reuniões entre os grupos envolvidos nos projetos da empresa são essenciais para que os progressos possam ser analisados em conjunto e, se necessário, melhorados. Estes encontros entre os stakeholders devem ser devidamente documentados para uma possível avaliação futura.

Além dessas medidas descritas acima e que podem ser implementadas na empresa ao longo do tempo, existe ainda uma outra possibilidade que é a formação de um Conselho Consultivo. Este grupo específico auxilia na tomada de decisões, propõe temas caros à empresa e aos envolvidos e pode ajudar a resolver problemas diversos.

Além dessas dicas acima é possível e indicado solicitar um Código das Melhores Práticas de Governança Corporativa que foi desenvolvido pelo IBGC visando auxiliar a formação de uma governança corporativa mais eficiente.


Conclusão

A governança corporativa, portanto, é um apanhado de regras que pode facilitar a gestão de uma empresa. É uma forma de consolidar a marca no mercado, demonstrar profissionalismo em todos os aspectos, além de manter os funcionários e colaboradores atrelados a regras comuns a todos. 

Não se trata de esquecer a hierarquia e sim de, ao reafirmá-la, mantê-la em perfeito funcionamento. É benéfico quando todos conhecem bem os espaços que ocupam no grande maquinário de uma empresa, e com seu trabalho permitem que esse espaço se mantenha firme e coeso. 

Fonte: Grupo Destra

 

Quer descobrir mais sobre como posso ajudar você a alcançar seus objetivos? Entre em contato. Juntos, podemos trilhar o caminho para o sucesso!

Receba meus lançamentos e novidades em sua caixa de mensagens ou via WhatsApp.