
Liderança e Gestão de Pessoas: Qual o Papel do Líder?
Quando o assunto é liderança e gestão de pessoas, a proximidade necessária entre esses dois conceitos leva a desafios complexos. Isso porque as relações humanas demandam uma atenção especial nas empresas.
Por isso, é fundamental desenvolver a liderança para realizar uma gestão eficiente, capaz de contribuir para o crescimento do negócio.
Afinal, quanto mais alinhado o líder, maiores as chances de ter uma equipe de alto desempenho.
A liderança atua com foco nas equipes e em potencializar talentos, assim como entender suas aspirações e necessidades.
Já a área da gestão de pessoas é mais ampla, pensando nos recursos humanos de maneira integral.
A sutil diferença faz com que esses dois conceitos sejam complementares e igualmente importantes para um negócio.
Isso porque o líder está inserido nas estratégias de gestão de pessoas, já que também contribui para o desenvolvimento de todo o time.
Qual é o papel da liderança na gestão de equipes?
O papel do líder vai além de gerenciar processos e demandas. Uma boa liderança é aquela que preza pelo engajamento dos colaboradores, inspirando-os a buscar sempre os melhores resultados.
Para isso, a confiança é a base desse relacionamento, que se traduz em respeito e colaboração no trabalho.
A liderança inteligente sabe que o maior bem de uma empresa são as pessoas. Por isso, é sua responsabilidade alinhar as necessidades dos colaboradores aos objetivos da empresa, valorizando o potencial individual e coletivo.
Dessa forma, é esperado que a equipe desenvolva um maior senso de pertencimento, trabalhando com mais entusiasmo para destravar seu próprio potencial.
Assim, quanto mais preparado e capacitado for um líder, melhores serão seus resultados.
Fonte: Selpe