Como deve ser a relação entre franqueado e franqueador
A relação de franquia em geral, é mantida entre duas partes principais: O Franqueado e o Franqueador.
São estas duas partes que irão conviver diariamente, e não raro, por longos anos.
Assim, a relação entre Franqueado e Franqueador deve ser de colaboração mútua, e ambos devem estar alinhados para o crescimento e expansão da marca.
Ocorre que, diariamente vemos erros de percepção sobre esta relação de ambos os lados:
De um lado, muitos Franqueados acreditam que o Franqueador deve estar disponível em tempo integral, para auxiliá-lo em cada mínimo problema ou imprevisto que surja no dia a dia.
De outro lado, muitos Franqueadores esquecem do seu papel de prestar o suporte prometido em contrato, e de acordo com o modelo de negócio escolhido.
Mas você sabe realmente como deve ser a relação entre Franqueado e Franqueador?
Obviamente, a relação entre Franqueado e Franqueador varia e muda de acordo com o modelo de franquia e contrato estabelecido entre as partes.
No entanto, alguns padrões mínimos devem ser seguidos a fim de se estabelecer uma parceria de sucesso; podemos listar alguns deles:
Bom relacionamento entre Franqueado e Franqueador
Parece simples e até mesmo o mínimo, mas geralmente as partes envolvidas no Franchising esquecem que possuem um contrato a respeitar e que vigerá por alguns anos.
Assim, manter um bom relacionamento, de forma respeitosa e cordial, é de suma importância, para manter a motivação diária e compromisso de ambas as partes com a marca Franqueada.
Afinal, ninguém merece realizar tratativas com alguém grosseiro, mal educado, e que não respeita o outro, não respeita orientações, sugestões, colaboradores, etc.
E isso vale para ambas as partes!
Dessa forma, apesar dos problemas que sempre irão ocorrer – inevitavelmente – manter o bom relacionamento e convivência, é primordial na relação de franquia.
Manter canais estruturados de comunicação
Também é de suma importância, que a Franqueadora possua bons canais de comunicação, em que os Franqueados possam realizar reclamações, sugestões, e que haja um prazo e padrão de respostas, assim como consultores qualificados para filtrar, avaliar e responder os apontamentos realizados, de forma eficiente.
Hoje em dia, a maioria das pessoas habituou-se ao WhatsApp, e respostas rápidas.
Todavia, um canal próprio de atendimento, torna mais segura e profissional a relação para Franqueado e Franqueador.
Papel a ser desempenhado por cada uma das partes
Por fim, é importante saber qual o seu papel na relação entre Franqueado e Franqueador.
É comum que Franqueados queiram agir de forma independente, que não devem seguir regras ou todos os padrões da franquia.
Ou o contrário: alguns Franqueados entendem que devem esperar que a Franqueadora tome todas as decisões do negócio.
No entanto, nenhuma das duas posturas está correta, visto que o Franqueado deve seguir todas as regras e padrões, e também ser o empresário e gestor da própria Unidade.
É um meio termo que deve obrigatoriamente ser seguido para o equilíbrio do negócio.
E sobre o Franqueador: muitos também entendem que somente devem licenciar a marca e cobrar royalties.
No entanto, manter uma Franquia envolve muitos outros fatores, como:
- Prestar atendimento de qualidade aos Franqueados;
- Prestar suporte, e know-how de forma contínua;
- Atualizar os métodos, treinamentos, realizar estudos de público, território, campanhas de marketing.
E outras diversas obrigações previstas na Lei de Franquias (Lei 13.966/19).
Inclusive, se a Franquia não estiver cumprindo com a sua obrigação de suporte e know-how prevista em contrato, você pode realizar o pedido de rescisão por descumprimento contratual.
Assim, seja você Franqueado ou Franqueador, fique atento a como deve ser mantida essa relação, pois confundir os papéis e obrigações, pode lhe trazer muitos transtornos.
Fonte: PedroMiguellaw
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