Compliance x Auditoria Interna
Compliance visa garantir o cumprimento de leis, regulamentos, normas internas e externas e promover a ética e a integridade de uma organização. Conforme mencionado acima, envolve a implementação de políticas, processos e controles para garantir a conformidade e prevenir riscos.
A auditoria interna, por outro lado, é um processo independente e objetivo que avalia a eficácia dos controles internos, processos e operações de uma empresa. Seu objetivo é identificar deficiências, riscos e oportunidades de melhoria.
Vale destacar que, as auditorias internas são realizadas por equipes internas ou terceirizadas de acordo com procedimentos e normas específicas. Enquanto o compliance se concentra no cumprimento dos requisitos legais e regulamentares, o objetivo da auditoria interna é avaliar e melhorar a eficácia dos controles e processos internos.
Contudo, apesar das diferenças, essas duas funções se complementam e desempenham um papel de extrema importância na governança corporativa e na gestão de riscos de uma organização.
Quais as vantagens do compliance?
Um programa de compliance baseado em transparência e boas práticas, aqui descrito, oferece diversas vantagens para as empresas. Em primeiro lugar, melhora a transparência dos negócios, cria um bom ambiente de trabalho, melhora o desempenho e a imagem do mercado e reduz os riscos de litígio.
Fonte: Exame