Conheça os 5 hábitos de pessoas de sucesso
A citação “O sucesso não é definitivo e o fracasso não é fatal: é a coragem de continuar que conta”, dita por Winston Churchill, põe em perspectiva o ciclo da vida de quem se considera bem sucedido. Experimentar o fracasso em alguns momentos pode até ser proveitoso para tomar mais coragem e tentar novamente o que não deu certo.
Para a psicóloga Sol Buscio, o sucesso nem sempre está relacionado ao material, trabalho ou pessoal. Para a maioria é sinônimo de ser capaz de atingir metas ou até a felicidade. Ela acrescenta que as pessoas bem-sucedidas costumam trabalhar diariamente para alcançar os objetivos e mentalizar para conseguir superar os obstáculos.
— Ninguém nasce bem sucedido, são coisas que precisam ser trabalhadas constantemente e se baseiam em disciplina e perseverança — diz Buscio. Segundo ela, há casos de pessoas que têm talento ou habilidades desde cedo, mas que não as atendem isoladamente se não forem disciplinadas ou tiverem atitude para enfrentar as adversidades.
Um caso concreto e inspirador é o de Walt Disney, que quando começou a carreira, um antigo chefe que tinha em um jornal lhe disse que faltava imaginação e boas ideias. Implacável, Disney decidiu ignorá-lo e criou o ícone cultural que leva seu nome.
— Acho importante ter um bom fracasso quando se é jovem, porque isso o torna consciente do que pode acontecer com você. Por esse motivo, nunca tive medo em toda a minha vida quando estive perto de colapsos e crises — refletiu o empresário de sucesso. Ao mesmo tempo, ele compartilhou os hábitos adotados por aquelas pessoas que são bem-sucedidas no que empreendem.
Outro exemplo de superação é o empresário Elon Musk, criador da Tesla Motors, SpaceX e atual dono do Twitter. Musk disse uma vez que durante a infância não tinha amigos e que eles o intimidavam. Essa experiência o fez se fortalecer, ter aulas de karatê, judô, luta livre e aprender a se defender de quem o maltratava.
Longe de se atormentar com aquela experiência, Musk percebeu o potencial que tinha e começou a ponderar teorias que pudessem mudar o rumo da humanidade, gerando grandes impactos no futuro.
Quem consegue cumprir os objetivos garante que a organização é fundamental. Os hábitos que ajudaram Elon Musk, criador da Tesla e dono do Twitter; Anna Wintour, editora-chefe da revista Vogue; e o empresário dono do Virgin Group, Richard Branson, estão listados abaixo:
Ter uma rotina
Ter uma agenda e mantê-la ao longo do tempo é essencial, porque organiza e permite cumprir os objetivos passo a passo. Uma das personalidades que divulga sua rotina é a escritora e jornalista Anna Wintour. Ela começa cedo, geralmente entre 4h e 5h30, lendo os jornais britânicos e americanos. Depois, joga tênis e segue seu dia de trabalho. Suas tardes costumam ser reservadas para reuniões fora do escritório, almoços com designers, planejamento de eventos e reuniões fora do escritório. Então, às 5 da tarde, ela volta para casa.
Sobre a organização da rotina, Musk revelou como ele mantém o foco no que faz: direcionando sua atenção a apenas uma coisa por vez.
— Quando estou jantando com amigos ou familiares, gosto de fazer o que estou fazendo. Eu não gosto de multitarefa. Se estou lendo meu e-mail, eu o escolho e gosto — afirmou.
Acordar cedo
No livro best-seller “Mude seus hábitos, mude sua vida”, Thomas Corley explica que as pessoas bem-sucedidas se diferenciam por se levantarem da cama logo de manhã. Quase 50% das personalidades pesquisadas por Corley disseram que acordar pelo menos três horas antes de começar o dia de trabalho é fundamental. Muitos deles usam o tempo livre para realizar projetos pessoais, planejar seu dia ou arranjar tempo para se exercitar.
Escrever
Quando questionado sobre as coisas que leva por onde passa, Richard Branson, o empresário britânico que criou a marca Virgin e dono do grupo homónimo com mais de 300 empresas, salientou que embora possa parecer ridículo, o mais importante é levar sempre um pequeno caderno.
— Eu nunca poderia ter criado o Virgin Group sem aqueles poucos pedaços de papel — confessou. Adquirir um hábito diário de escrita tem vários benefícios, pois, por um lado, colocar os objetivos por escrito aumenta as chances de alcançá-los e, por outro, melhora a clareza e o foco das ideias.
Conectar-se com pessoas inspiradoras
“Você é tão bem-sucedido quanto aqueles com quem frequentemente se associa”, diz Corley em seu livro. Conectar-se com empreendedores de sucesso, pessoas que têm histórias de vida fortes e alcançaram o sucesso, familiares e amigos que inspiram, é essencial. “Junte-se a grupos de pessoas que compartilham sua mesma carreira ou interesses pessoais”, sugere o autor, embora esclareça que “as pessoas de sucesso também se esforçam para limitar sua exposição a pessoas tóxicas e negativas”.
Meditar
O estresse é normal e, em alguns casos, até saudável. Mas aquele que é crônico e sobrecarrega o corpo físico, mental e emocional, afeta a criatividade e a geração de novas ideias. Na verdade, está provado que as pessoas que meditam com frequência e aprenderam a valiosa habilidade de mergulhar no momento presente são mais bem-sucedidas financeiramente e nos relacionamentos.
Fonte: NE Notícias