Habilidades necessárias para o empreendedor de sucesso
09/05/2024

Habilidades necessárias para o empreendedor de sucesso

Compartilhar:

Se você acha que não leva jeito para empreender porque não possui habilidades, saiba que algumas aptidões podem ser desenvolvidas.

Certamente, você já ouviu falar que, para ser um empreendedor de sucesso, é preciso ter algumas competências e habilidades. Da mesma forma, se algum dia pensou em iniciar um negócio, já se sentiu desestimulado porque acreditava que não possuía certas aptidões. Pois saiba que essa mentalidade precisa ser revista, já que é possível, sim, desenvolver características, principalmente aquelas relacionadas à realização de tarefas/atividades com excelência.

Mas, afinal, o que é ter habilidade? Ter habilidade nada mais é do que possuir aptidão para o bom desempenho de determinadas tarefas ou atividades. As habilidades, de um modo geral, são classificadas em cognitivas, motoras, sociais e profissionais. No âmbito profissional, elas são divididas em técnicas (hard kills) e comportamentais (soft skills).

As habilidades técnicas são duráveis, ou seja, tornam-se obsoletas com o tempo. Um exemplo é o caso das pessoas que sabiam datilografar em uma máquina de escrever. Se elas não se atualizaram, provavelmente estão fora do mercado de trabalho, uma vez que, com a digitalização, as empresas não usam mais esse equipamento. 

Já as habilidades comportamentais são mais permanentes e dizem respeito a aspectos como inteligência emocional, liderança, trabalho em equipe, tomada de decisões, empatia, entre tantos outros. Aliás, comunicação, resiliência e resolução de problemas, embora sejam algumas das atitudes mais comuns exigidas no mundo do trabalho hoje, são atemporais e servem para todas as áreas da vida.

A boa notícia é que, com capacitação, curiosidade, interesse e qualificação, tanto as habilidades técnicas como as comportamentais - que se complementam - podem ser desenvolvidas. Renato Buiatti, empreendedor e especialista em negócios digitais, profissional de marketing, professor e cofundador da empresa How, que promove atividades práticas com as principais startups do Brasil e do mundo, apresenta as seguintes dicas para o desenvolvimento de habilidades: “Você pode fazer cursos, ler livros sobre mercados e negócios, biografias de pessoas inspiradoras, entre várias outras coisas, mas o empreendedor se faz no dia a dia, na prática, resolvendo problemas. Empreender é uma atitude e depende invariavelmente dessa prática”. 

Desse modo, é muito importante que o empreendedor busque desenvolver algumas habilidades, sobretudo aquelas que têm foco no comportamento, para enfrentar os desafios do dia a dia e buscar inovação e criatividade.

Nesse sentido, cabe lembrar que uma postura empreendedora está voltada para habilidades como: 

Comunicação e persuasão;
Resiliência e flexibilidade;
Comprometimento e trabalho em equipe;
Autoestima e autoconfiança;
Percepção dos sinais do mercado;
Perseverança;
Respeito e empatia;
Criatividade, inovação e competitividade;
Capacidade de enfrentar riscos e incertezas;
Iniciativa e liderança;
Administração de conflitos;
Busca por aprendizagem e atualização.

É importante compreender que, independentemente do tamanho da empresa, essas habilidades são essenciais para quem quer ter sucesso nos negócios. Ler, pesquisar, organizar momentos de interação, investir em novos conhecimentos, realizar cursos, participar de conferências e eventos de forma contínua possibilita o aprimoramento de muitas habilidades, tanto técnicas como comportamentais.

Fonte: Sebrae

Quer descobrir mais sobre como posso ajudar você a alcançar seus objetivos? Entre em contato. Juntos, podemos trilhar o caminho para o sucesso!

Receba meus lançamentos e novidades em sua caixa de mensagens ou via WhatsApp.