Indicadores de Gestão de Pessoas: O que são e sua importância
Os indicadores de gestão de pessoas são ferramentas que auxiliam as empresas a mensurarem seus processos internos, e analisarem se estão perto de alcançar todas as metas estipuladas.
Também conhecidos como indicadores de desempenho ou Key Performance Indicators (KPIs), eles medem o nível de sucesso de cada atividade prestada, e o que pode ser feito para melhorá-los.
Esses indicadores são extremamente importantes para toda gestão da organização, pois possibilitam que os gestores analisem todos os pilares da empresa que afetam diretamente na conquista das metas desejadas, como por exemplo a produtividade das equipes, índices de satisfação e até mesmo de crescimento e competitividade.
Mas antes de falar quais são esses indicadores, vamos entender melhor como funcionam na prática.
Qual é a importância dos indicadores?
Os indicadores de RH são extremamente importantes para ajudar as empresas em toda gestão estratégica. Afinal, eles possuem métricas que permitem mensurar diversas questões como: os resultados obtidos; os custos em cada processo; e a produtividade dos colaboradores.
Dessa forma, eles auxiliam todas as áreas da empresa e suas respectivas metas. Isso porque cada setor terá objetivos diferentes e uma determinada estratégia a ser usada para alcançá-los.
Por isso, é importante ressaltar que os indicadores de RH devem ser adaptados para cada setor, não usar apenas um modelo e aplicá-lo à toda gestão.
De forma resumida, podemos dizer que esses indicadores possuem três finalidades que são fundamentais para o funcionamento do negócio:
- Ajudar a conhecer detalhadamente a atual situação da empresa em relação à gestão de talentos;
- Apoiar a definição de metas e objetivos;
- Facilitar a análise de resultados para compará-los com o que foi projetado no planejamento.
Ter uma boa análise desses itens é indispensável para as empresas, pois é somente com essas informações que seu negócio conseguirá crescer e se destacar no mercado. Isso porque com eles, fica mais fácil identificar problemas, fraquezas que precisam ser corrigidas e aprimorar os processos.
Fonte: Pontotel