Liderança Comportamental: Conheça o caminho para o sucesso corporativo
09/11/2023

Liderança Comportamental: Conheça o caminho para o sucesso corporativo

Compartilhar:

O que é liderança comportamental?

Liderança comportamental refere-se à abordagem de liderança que se concentra no comportamento do líder e como ele influencia e interage com os colaboradores da equipe. Em vez de se concentrar apenas nas habilidades técnicas ou na autoridade formal, a liderança comportamental destaca a importância das ações, atitudes e comunicação do líder na condução e motivação da equipe.

Na prática, ela é estruturada por pilares essenciais para sua estruturação. São eles:

  • Boas relações interpessoais;
  • Comunicação eficaz;
  • Desenvolvimento de equipes;
  • Empatia e compreensão;
  • Adaptação ao estilo de liderança;
  • Resolução de conflitos;
  • Motivação e engajamento.

Como a abordagem da liderança comportamental pode impulsionar a excelência corporativa?

A liderança comportamental promove um ambiente de trabalho onde os membros da equipe se sentem valorizados e apoiados. O resultado é que tendem a ser mais motivados e comprometidos com seu trabalho. Dessa forma, o RH percebe um aumento na produtividade, pois os profissionais se esforçam para alcançar metas e atingir padrões de excelência.

Ademais, a ênfase na comunicação aberta e na colaboração resulta em times que trabalham unidos. Quando os trabalhadores da empresa podem compartilhar ideias, solucionar problemas e cooperar sem problemas, o RH se beneficia de uma sinergia que impulsiona a excelência em projetos e operações.

Outra consequência positiva dessa abordagem é a prática de investir no desenvolvimento pessoal e profissional dos colaboradores – o que leva a uma maior satisfação no trabalho. 

Na prática, funcionários satisfeitos e engajados são menos propensos a deixar a companhia, economizando tempo e recursos que seriam gastos na contratação e treinamento de novos membros.

Por meio dessa abordagem, o setor de recursos humanos consegue formar gestores que se alinham com a cultura, os valores e a missão do negócio. E qual é o impacto desse alinhamento? A busca pela excelência de todo o time operacional.

Sem falar que a liderança comportamental ensina a habilidade de lidar com conflitos de maneira construtiva, o que evita a escalada de problemas e mantém o foco nas metas corporativas. 

Fonte: Convenia   

Receba meus lançamentos e novidades em sua caixa de mensagens ou via WhatsApp.