Liderança Comportamental: Conheça o caminho para o sucesso corporativo
O que é liderança comportamental?
Liderança comportamental refere-se à abordagem de liderança que se concentra no comportamento do líder e como ele influencia e interage com os colaboradores da equipe. Em vez de se concentrar apenas nas habilidades técnicas ou na autoridade formal, a liderança comportamental destaca a importância das ações, atitudes e comunicação do líder na condução e motivação da equipe.
Na prática, ela é estruturada por pilares essenciais para sua estruturação. São eles:
- Boas relações interpessoais;
- Comunicação eficaz;
- Desenvolvimento de equipes;
- Empatia e compreensão;
- Adaptação ao estilo de liderança;
- Resolução de conflitos;
- Motivação e engajamento.
Como a abordagem da liderança comportamental pode impulsionar a excelência corporativa?
A liderança comportamental promove um ambiente de trabalho onde os membros da equipe se sentem valorizados e apoiados. O resultado é que tendem a ser mais motivados e comprometidos com seu trabalho. Dessa forma, o RH percebe um aumento na produtividade, pois os profissionais se esforçam para alcançar metas e atingir padrões de excelência.
Ademais, a ênfase na comunicação aberta e na colaboração resulta em times que trabalham unidos. Quando os trabalhadores da empresa podem compartilhar ideias, solucionar problemas e cooperar sem problemas, o RH se beneficia de uma sinergia que impulsiona a excelência em projetos e operações.
Outra consequência positiva dessa abordagem é a prática de investir no desenvolvimento pessoal e profissional dos colaboradores – o que leva a uma maior satisfação no trabalho.
Na prática, funcionários satisfeitos e engajados são menos propensos a deixar a companhia, economizando tempo e recursos que seriam gastos na contratação e treinamento de novos membros.
Por meio dessa abordagem, o setor de recursos humanos consegue formar gestores que se alinham com a cultura, os valores e a missão do negócio. E qual é o impacto desse alinhamento? A busca pela excelência de todo o time operacional.
Sem falar que a liderança comportamental ensina a habilidade de lidar com conflitos de maneira construtiva, o que evita a escalada de problemas e mantém o foco nas metas corporativas.
Fonte: Convenia