Os principais erros de um Plano de Negócio em pequenas e médias empresas
19/07/2024

Os principais erros de um Plano de Negócio em pequenas e médias empresas

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Para minimizar os riscos e os erros empresariais, investir em um plano de negócios é fundamental. Então, se você quer começar a montar um plano de negócios ou já está trabalhando em um, queremos te mostrar os principais erros, que devem ser evitados, para atingir a máxima eficiência.

Pode acreditar: muito provavelmente você está cometendo algum deles, e pode não perceber! Então, continue a leitura para saber como evitá-los.

 

O que é e qual a importância de um plano de negócios?

Antes de conversarmos sobre os erros mais cometidos em um plano de negócios, é importante que você entenda o que é essa estratégia e como ela funciona.

Em um plano de negócios, devem estar registrados os planos de uma empresa – desde o seu “nascimento” e seguindo a sua história ao longo do tempo. O documento especifica, de forma escrita, várias características do negócio, como o público-alvo, o seu conceito e a área financeira.

Nele, também ficam registrados os objetivos da empresa e os passos necessários para que sejam alcançados. O empreendedor poderá entender se o negócio tem chances de crescer, sempre considerando os riscos do mercado, os concorrentes, fornecedores e mais.

Por isso, também é chamado de plano empresarial, e funciona como um mapa que guia o empreendedor na jornada daquele negócio. Ele é ainda mais necessário para pequenas e médias empresas, para ajudar o empreendedor a evitar erros que irão prejudicar os resultados.

 

Os principais erros cometidos na execução do plano de negócios

Os principais erros de um plano de negócios podem atrapalhar o crescimento de pequenas e médias empresas no mercado, já que o plano é essencial para guiar a gestão. Confira quais são:

 

Ausência de um objetivo claro

A falta de um objetivo claro pode gerar um plano de negócios muito amplo, sem capacidade de guiar a empresa para que ela atinja metas. Por isso, defina bem os objetivos, as pequenas metas que a sua empresa quer atingir e até onde ela deve chegar.

Assim, você terá um plano para longo prazo, e rotinas estratégicas estabelecidas para cumprir metas de curto prazo. Tudo isso para chegar ao objetivo maior da empresa.

 

Criação de um planejamento fora da realidade do negócio

Invista em projeções, metas e estratégias que façam algum sentido e estejam dentro da realidade da sua empresa. Trabalhar com conceitos irrealistas pode gerar frustrações em toda a equipe, enquanto as metas atingíveis motivam o time.

Quantifique recursos, saiba qual o seu mínimo de operação para a abertura do negócio, otimize o orçamento, evite financiamentos altos e compras desnecessárias no início. 

 

Ausência de um plano financeiro

O planejamento financeiro é essencial para o plano. É preciso que você converse com especialistas no assunto e trace um esquema para esse departamento, evitando prejuízos. 

O orçamento deve cobrir os objetivos e necessidades da empresa, questões burocráticas, tributárias e legislativas, custos fixos, variáveis, fluxo de caixa e mais. 

 

Execução do plano feita sem conhecimento do público-alvo da empresa

Em cada detalhe, você precisa considerar os seus clientes. Você deve conhecê-los, montar a sua persona e o cliente ideal a partir de pesquisas, entrevistas, avaliações e métricas.

Descubra as suas dores, hobbies, necessidades, gostos, aquilo que realmente esperam de seus serviços. Assim, é possível direcionar estratégias de marketing, escolher o melhor canal para comunicação, a linguagem e identidade visual usada na empresa. 

A precificação, tipo de estrutura de venda e diversos outros fatores também devem ser personalizados para o público-alvo.

 

Execução do plano feita sem conhecimento sobre o mercado que se está atuando

Seja detalhista na hora de entender o mercado, baseie todas as decisões em pesquisas e estudos sobre o seu setor, dados precisos e confiáveis. Assim, poderá analisar oportunidades, identificar os riscos e se preparar para possíveis crises.

A análise profunda de mercado deve ser feita antes de iniciar o plano, e depois de forma periódica, com profissionais da área, pesquisas com clientes, análise dos concorrentes e mais.

 

Ausência de um plano de marketing

No seu plano, você deve separar tempo e dinheiro para investir no marketing. Invista em ferramentas da área, foque nos 4 P’s do Marketing (preço, produto, praça e promoção), trabalhe estratégias com a equipe e registre-as no plano.

 

Falta de estudo e conhecimento sobre a concorrência

Estude os seus concorrentes!

Assim como o público-alvo, é preciso conhecê-los, estudar e aprender com eles. Observe os seus erros e acertos, as atualizações, inovações e os diferenciais. Os seus concorrentes são uma escola do que fazer ou não fazer no seu negócio. 

Entenda os fluxos, estruturas, clientes, produtos e serviços para gerar uma base de informações para o seu plano de negócios.

 

Presença de um plano de ação inconsistente

O Plano de Ação é parte essencial do seu planejamento. É ele que define as ações que a sua equipe e a gestão terão que percorrer para atingir os objetivos.

Nesse plano, coloque o cronograma, os prazos, os responsáveis pelas tarefas, os recursos usados, as métricas para acompanhar os resultados, o verdadeiro passo a passo. O Plano de Ação deve ser comunicado para toda a equipe e a liderança.

Ao contrário do que se pensa, os planos não devem ser extremamente burocráticos e elaborados, mas recomendamos que conte com ajuda especializada para criar o seu.

Fonte: UCJ

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